.comment-link {margin-left:.6em;}

12 October 2007

 
Três espectáculos – 1
Decorreu recentemente em Abrantes um magnífico espectáculo de dança contemporânea pelo Dança Quorum Ballet. Foram apresentadas 4 peças de Daniel Cardoso no próprio dia em que era divulgado que ele tinha sido contratado para leccionar dança contemporânea na grande escola de dança de São Petersburgo.
Sou analfabeto em dança, mas adoro ver dança contemporânea.
Não aprecio mundo a dança clássica. Aquelas meninas todas de igual, vestidas de avestruz branca, a fazerem os mesmos passos todos geometricamente desenhados num ambiente de água oxigenada... não fazem o meu gosto.
Prefiro a dança contemporânea, muito mais livre mas não menos exigente (digo eu), em que vejo uma imagem clara do nosso mundo: cada um faz movimentos que parecem desencontrados, mas depressa vemos que tudo aquilo bate certo. Não é assim o nosso mundo que pretende compatibilizar o máximo de liberdade individual com uma articulação entre todos? Depois, a maior liberdade formal, o incentivo à exploração de novos caminhos, o jogo de cores e formas, desde o vestuário aos cenários e às luzes... fazem da dança contemporânea uma arte e um espectáculo soberbo. E foi o caso.
«Superaram as minhas expectativas», disse-me uma conhecedora do meio.Bonito foi ver ali os alunos das nossas escolas de dança.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?