.comment-link {margin-left:.6em;}

12 October 2007

 
A auto-imagem
A anorexia é uma doença que, entre outros sintomas, se caracteriza por uma auto-imagem distorcida. Apesar de a balança e as tabelas de peso dizerem que a pessoa está magra, ela acha-se gorda, por vezes muito gorda, apesar de ser já mais pele e osso que outra coisa. E nem o espelho consegue desmenti-la. Porque cada um de nós vê mais o que tem na cabeça que o que tem à frente dos olhos.
É o mesmo quanto à nossa auto-imagem colectiva. Os rankings dizem-nos que, em muitos aspectos, estamos em boa posição. Mas nós insistimos em sentir o contrário.
Não quero, como o tenho aqui escrito, afirmar que podemos descansar. Pois não basta o lugar em que nos encontramos. Mais importante é perceber o movimento em que nos encontramos, o para onde ele se dirige.
É da maior importância lutarmos pelo que desejamos. Mas o mais importante é, por um lado, não matarmos a energia que nos pode fazer lutar e, por outro, garantirmos uma boa direcção às nossas lutas.
Ora eu creio que há um duplo equívoco geral entre nós:
1 – que estamos num dos piores lugares do mundo;
2 – que toda e qualquer luta ou sinal de indignação é boa por natureza.Nem uma coisa é verdade nem a outra. Daí à asneira, é um passo curto.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?