.comment-link {margin-left:.6em;}

15 September 2007

 
Humildade
Não ficaram alguns, entre eles o director do Público, satisfeitos com a prestação de Scolari. Queriam que ele se humilhasse.
Mas humildade não é o mesmo que humilhação. Ser humilde não é o mesmo que humilhar-se.
A humildade é uma virtude que consiste essencialmente em reconhecer os factos e colocar-se no seu devido lugar, em vez de se colocar em bicos dos pés.
A humildade consiste em olhar os factos, reconhecer a sua real dimensão, reconhecer os erros e as sombras, que todos cometemos e temos.
Basta olhar à volta e prestar ouvido atento para nos apercebermos de como as coisas costumam correr em sentido bem diferente. “Eu é que tenho razão”, “Eu sou o maior”, “Ninguém me chega aos calcanhares”, “Eu sou mesmo bom”... “Tu, pelo contrário...”, “Vocês todos...” A isto pode chamar-se soberba, presunção, cegueira, sei lá que mais, mas não, nunca, humildade.
Humildade também não é apoucar-se para que os outros se sintam na obrigação de elevar o que se apouca e este sentir-se “cheio” ao ouvir os outros a engrandecê-lo.Não sei se a humildade de Scolari foi perfeita, é até natural que não o tenha sido, porque nada do que é humano é perfeito. Mas que vi nele o que não costumo ver por aí... não é necessário repeti-lo.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?