.comment-link {margin-left:.6em;}

18 September 2007

 
Avaliação dos professores
Este ano, as coisas vão aquecer neste domínio. Creio que já é dominante a opinião de que os professores devem ser avaliados. Mas ninguém está de acordo sobre o modo como devem sê-lo.
Importa, por isso, não esquecer que a arte maior na educação em Portugal é matar todas as tentativas de alterar seja o que for, dando-lhes um ar "como se". Faz-se como se estivesse a fazer de modo novo, mas fazendo exactamente o mesmo.
Na avaliação dos professores vamos assistir à tentativa de inutilizar a avaliação, matando qualquer possibilidade de eficácia. Porque é possível avaliar sem avaliação nenhuma.
Eu sei que há muitos colegas meus que não me perdoam as minhas opiniões. Mas eu não posso mudar de opinião para estar de acordo com eles. Tenho é pena de não haver situações em que possamos, a sério, conversar sobre as nossas divergências. E creio que essa quase impossibilidade de nos entendermos e desentendermos de facto é uma das razões porque as coisas funcionam muito sem funcionarem.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?