.comment-link {margin-left:.6em;}

19 August 2007

 
Os ciganos
Sei perfeitamente que o dossier Ciganos é difícil. Mas também sei que não tem tido evolução positiva. Bem pelo contrário. Até sei, porque li, como toda a gente, que Portugal já foi repreendido por deixar as coisas irem por onde e para onde estão a ir.
Que medidas vemos?
Ainda há poucos dias a "RTP 2" mostrou o caso da Família Monteiro, de Montemor (-o-Velho, se não me engano). Passados 10 anos e tudo o que se fez, por várias entidades, a situação está pior.
Porquê?
Porque são erradas as teorias que presidem à abordagem do problema, sobretudo as teorias que vigoram no domínio da justiça e da(s) segurança(s). E que estão erradas vê-se pelo resultado, que é por onde se avaliam as teorias.
E o resultado que está à vista é que tanto os ciganos como as comunidades à sua volta se estão a afundar com a complacência, ou conivência, das autoridades.
Já vimos que a “cultura cigana” não consegue encontrar uma solução de vida para os seus membros. Já vimos que a cultura dominante também não consegue encontrar solução para o problema dos outros.
Temos que ser nós a reivindicar uma outra solução, digna e eficaz: para os ciganos, para os outros que com eles convivem, para a cultura cigana, para a nossa cultura impotente.Caso contrário, teremos que contar as vítimas de ambos os lados. E teremos que tapar a cara de vergonha.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?