.comment-link {margin-left:.6em;}

30 August 2007

 
A Formação de Professores
Em Julho de 1992, portanto há 15 anos, se não erro, a minha escola estava a preparar um projecto que tinha, entre outras vertentes, a formação de professores. Entretanto, o Governo da altura lança um projecto nacional. Foi por isso que a minha escola esteve desde logo no projecto e, por isso também, acabei por ser o primeiro director do Centro de Formação de Professores cá da zona. Com todo o gosto. E desgosto. Gosto pelo que se fez, desgosto pelo para onde as coisas caminharam.
Aquilo que era e devia ser uma formação de professores centrada no aumento da qualidade da prestação dos professores e das escolas, tornou-se noutra coisa. Na forma de fazer progressão dos professores na carreira.
Eu bem digo que as escolas têm um poder ilimitado para anular toda a novidade que vem de cima. A força é tanta que não houve mesmo volta a dar. Dei eu a volta e saí, porque não estava disponível para um cargo quase só administrativo aos serviço primeiro das - legítimas – pretensões de carreira por parte dos professores. Ponto final.
De início, se se lembram, os sindicatos de professores, levantaram-se contra a legislação que instituía a formação de professores. Mas ela avançou. Pouco depois, porém, os sindicatos deixaram de se ouvir. Como também não há silêncios grátis, creio que a explicação é simples: os sindicatos passaram a poder também fazer formação de professores. Como a formação profissional tem pouco de formação e muitíssimo de financiamento das organizações que a fazem, os sindicatos não podiam continuar a estar contra... si mesmos.
Por isso a formação de professores se tornou naquilo que é. Não necessariamente, mas esmagadoramente.
É por estas e por outras razões que Portugal há-de continuar a cair para lá do 20º lugar. E não há de que nos admirarmos quando vier a notícia. Afinal, já o sabemos há muito. Só nos espantamos para disfarçar.

Comments:
2007-1992=15 e não 25 como fazes referência no texto
 
Tens razão. Obrigado pela correcção.
Vou corrigir.
Jana
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?