.comment-link {margin-left:.6em;}

01 August 2007

 
Escutismo, 100 anos
Faz hoje, 31 de Julho, se não erro, um século que Baden Powell fundou o Escutismo. Na verdade, ele não fundou o Escutismo. Limitou-se a fazer o que estava ao seu alcance imediato. Viu os jovens da sua cidade gastar o tempo e a juventude numa ociosidade inútil, viu ainda a larga experiência militar reforçada pelas campanhas na Índia e em África e... apenas os convocou para uma pequeno acampamento. Nada mais simples.
Ele era um herói militar. Podia deixar-se estar quieto, pois já tinha feito a sua “obrigação”. Mas não:
“Durante uma viagem a Inglaterra, Baden-Powell viu alguns rapazes criarem brincadeiras através de um livro, que ele havia escrito para batedores do exército e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Então, conversando com os amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.”
In
http://www.cne-escutismo.pt/Escutismo/Fundador/tabid/81/Default.aspx
Depois… Bem, depois foi como muitas vezes acontece. O chão estava maduro e Baden Powell foi desafiado a fazer daquela experiência muito mais: mais alto e mais longe. E ele foi.Hoje, o Escutismo é o maior movimento de juventude tanto no mundo como em Portugal. Muitos jovens continuam a aprender a ser através de um método que visa formar a pessoa nas suas várias dimensões.

Comments:
Caro, Alves Jana

O escutismo não faz cem anos.
O escotismo, talvez.
Conheço alguma da história do escutismo em Abrantes, dos chefes Baptista, Guilhermino, irmãos Ferrão e tal, contudo, antes dos escutas existiram (e existem os «scouts»).
cf.
http://www.escoteiros.net/site/artigo.php?id=67
http://www.cne-escutismo.pt/CNE/História/HistóriadoCNE/tabid/457/Default.aspx
Digo-o como escuteiro (uma vez escuteiro, escuteiro toda a vida) do Agrup. 706 Santa Margarida da Coutada.
 
Não, de modo nenhum.
Escutismo ou Escotismo são duas grafias, em português, que designam o mesmo movimento com origem em B.P. Em qualquer das duas se pode dizer o centenário. Outra coisa é falar da idade da A.E.P., mais velha, e do C.N.E., mais recente. Mas nenhuma das duas entidades é mais ou menos legítima no movimento mundial.
Jana

P.S. - Em Abrantes, o Escutismo (C.N.E.) tem muita história para lá das figuras referidas. O Agrupamento 172 iniciou actividade em 1963, se não erro. E antes disso houve já outro, entretanto extinto.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?