.comment-link {margin-left:.6em;}

26 August 2007

 
A cultura
Tenho vindo a insistir, há anos, na recusa de uma visão metafísica da cultura. Uma cultura é um sistema de soluções para resolver os problemas da vida. E resolve-os melhor ou pior. E, quando a vida muda, o que era solução pode passar a fazer parte dos problemas.
Isso mesmo deve ser tido em conta, por exemplo, na análise da nossa relação com os ciganos e dos ciganos connosco e sobretudo dos ciganos consigo mesmos.
Vejo que a cultura oficial sobre esta matéria está errada, pelos não-resultados que apresenta. E vejo que a própria cultura dos ciganos não está a encontrar – para eles – as soluções de que eles mesmos sentem falta. E sinto, vivamente, que há um choque entre ambas as partes e de nenhuma lado há solução para o problema.
Falta fazer uma “revolução cultural” de ambos os lados. E, sinceramente, penso que os ciganos (os nossos) já não serão capazes de fazê-la por si mesmos. E não vejo que do nosso lado possa vir-lhes qualquer auxílio duradouro, porque as soluções apontam no sentido errado. Sou eu que o digo? Não, são os não-resultados. Estes são sobretudo um afundar-se dos ciganos na marginalidade. Marginalidade de que também pagamos os custos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?