.comment-link {margin-left:.6em;}

16 July 2007

 
Helena Roseta
Foi a surpresa nas eleições. Mas foi também o perigo e a promessa.
O perigo, porque não é um resultado qualquer. Nem sequer é apenas um resultado de penalização ao partido do Governo, o PS, em resultado dos descontentamentos com as medidas tomadas, embora também o seja. Não é, portanto, um fenómenos parecido com o de Manuel Alegre. E a “prova” disso é que o resultado “histórico” (?) de Manuel Alegre não trouxe grandes consequências, além de ele continuar a ter audiência para os disparates que continua a dizer, mas o de Helena Roseta, esse sim, histórico, vai trazer.
Helena Roseta não protagonizou o descontentamento, mas outra política, que dá pelo nome de participação.
E Helena Roseta só teve o sucesso que teve porque os partidos tradicionais têm desprezado a participação que há muito tempo vem sendo apontada como a alternativa ao processo de degradação da confiança política do eleitorado.
E Helena Roseta vai ser o sinal de trânsito de duas vias: ou os partidos aceitam apostar na participação e a hipótese de Helena Roseta não terá grande margem de crescimento ou os partidos ignoram a participação e Helena Roseta ficará na História Política com letra maiúscula.
Os dados estão lançados. Digo eu.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?