.comment-link {margin-left:.6em;}

25 June 2007

 

Os olhos

Cada um de nós vê não o que há para ver, mas os olhos que tem.
Mário Soares é um velho, já com 82 anos. Foi Presidente de República duas vezes e perdeu as últimas eleições. Não vai muito à bola com o actual Primeiro Ministro. Em conclusão, tem todas as razões para ser um velho desiludido, rezingão, acusador.
Cândida Pinto e Clara Ferreira Alves são jornalistas do Expresso e são novas e são umas senhoras. Têm todas as razões para saborearem o poder, ou melhor, os poderes que têm.
No Expresso / Actual de 9 de Junho, elas perguntaram e Mário Soares respondeu. Assim.
- Recebemos muitos fundos da Europa, mas estamos de tanga, não acha?
- Não estamos nada de tanga. Portugal é um país de grandes potencialidades. Um país de futuro, graças à criatividade dos seus filhos e às nossas condições naturais. Não há nenhuma razão para o pessimismo português, instalado, sobretudo, em certas falsas elites. É verdade que há muita gente a viver mal. É verdade assistimos a uma nova vaga de emigração. Mas, em contrapartida, recebemos cerca de 600 mil imigrantes de várias procedências. Os portugueses não querem fazer certos trabalhos mais pesados, que hoje consideram degradantes. É um sinal de progresso. O nível de vida do português médio aumentou muito desde a Revolução dos Cravos. As expectativas também. Há elites portuguesas com reputação mundial, em todas as áreas: no desporto (e não só no futebol), nos mundos da ciência, das artes, da literatura, da filosofia, do pensamento em geral. Mas também entre os técnicos e o empresariado. Portugal é – e vai ser cada vez mais – um grande país com prestígio e reconhecimento e no âmbito da CPLP. Não tenho nenhuma dúvida a esse respeito.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?