.comment-link {margin-left:.6em;}

17 May 2007

 

Segurança - 1

Das Arreciadas chega-me um texto sobre o que ali se passa e que merece toda a atenção.
«Diariamente ocorrem situações de violência em cafés e mesmo numa pequena discussão de vizinhos surgem desacatos que muitas vezes só terminam com a chagada da GNR. De vez em quando ouvem-se mesmo tiros. Mas, por medo ou por outras razões, a GNR a esses indivíduos não lhes faz nada, o que causa revolta e confusão total em certas ocasiões.
«Uma vez, numa tarde de Verão, numa rusga da PJ e da GNR numa rua da aldeia, eles acabaram por ir-se embora a toque de paulada e de tiros para o ar.
«A situação dos roubos que acontecem sempre durante a noite, mesmo havendo pessoas pela rua também é preocupante.
«Num roubo na casa de um rapaz aqui da aldeia, em que eles lavaram o que quiseram, foi chamada a GNR, mas nem se dignaram vir cá. Uma pessoa conhecida da GNR é que veio a título particular e explicou o que se passava aqui: roubos e mais roubos, e isso a gente já sabia, mas que prendem-nos de manhã e soltam-nos à tarde. Como diz p povo: “levam-nos a almoçar e vêm cá levá-los.”
«Ainda há pouco tempo, nas férias da Páscoa, um desses indivíduos foi perseguido pela GNR, houve cacetada e um guarda foi agredido. Foi preso, ia a julgamento no dia 2, mas no dia seguinte já se encontrava cá, de manhã, no café.
«Isto cria um clima muito mau aqui. Isto é uma terra de gente boa, mas quando toca para o lado da porrada, a situação fica desequilibrada e nem mesmo a chegada da GNR acalma.
«Tudo isto leva a que haja questões quanto ao verdadeiro valor da justiça e do trabalhos das nossas polícias.
«Há pessoas que já sentiram medo de sair de casa para irem tomar café à noite.
«O que será que temos de fazer para mudar isto? Temos que ser nós, civis, a tomar medidas drásticas outra vez, como já sucedeu durante as festas anuais? É que, pelo desenrolar dos acontecimentos, mais dia menos dia gera-se cá uma grande confusão e não sei como acabará...
«Em conclusão, penso que devia haver uma lei, como a dos EUA, porque, se não for à base da força física, não conseguem controlá-los e atrás deles os filhos, e os irmão vão seguir-lhes o exemplo, como já se começa a notar nos mais pequenos, que também já têm o hábito de mexer no que não lhes pertence e de fazer pequenos roubos. E, quando são descobertos, ainda têm o apoio dos seus pais.»

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?