.comment-link {margin-left:.6em;}

20 May 2007

 

Assim não vamos lá

Morenoolhoazul acusa-me de andar distraído, porque «há mais blogues em Abrantes» « e alguns incómodos com assuntos que nem os jornais vêem». A propósito de uma lista de locais que publiquei, após me terem sido enviados por outros. Quero, aqui, fazer alguns comentários, porque julgo que é importante.
Esta posição faz-me lembrar uma prática muito comum em Abrantes. Quando alguém faz alguma coisa, é deitado abaixo de mil maneiras. Uma delas é criticá-lo, não pelo que ele faz, mas pelo que ele não faz.
Eu, de facto, não vejo alguns blogues sobre Abrantes. Não me gabo disso, apenas não tenho disponibilidade. O meu comentador podia muito bem fazer como outros, por exemplo Vasco Pombo, que me indicou um lugar sobre Sentieiras, e Rui Lopes, que me enviou a lista que eu publiquei. Mas Morenoolhoazul, que conhece outros espaços sobre Abrantes, não se quis dar ao trabalho de indicá-los.
Eu propus-me fazer este blogue, mas não tenho nenhum compromisso de “cobrir a rewalidade”, que é típico por exemplo do jornalismo. O meu tempo já é insuficiente para as responsabilidades que tenho, sendo as principais as aulas que dou e a família que precisa de mim. Para lá destas, tenho outras a que vou respondendo como posso. Este blogue é, por definição minha, feito com sobejos que consigo mobilizar para dar aos meus concidadãos um pouco do meu exercício de pensar. Nada mais.
Quanto ao incómodo, já o disse. Ao contrário do que se pratica por aí, não é um bem em si mesmo. A mim, uma das coisas que mais me incomodam é a estupidez. E incomoda-me porque é o contrário do que devia ser. Apesar de, pelo que se vê por aí, tem cada vez mais adeptos.
Não quero, é claro, acusar de estupidez o meu comentador só pelo comentário que fez, pois foi breve, circunstancial e não dá para avaliar a sua dimensão. Mas também não escondo a sensação de que este tipo de comentários não levam a lado nenhum, a não ser a um lugar onde não queremos estar. Pelo menos eu não quero.Continuo na minha: só caminharemos para onde queremos ir se dermos passos nesse sentido e não no sentido contrário. E são os passos que nos dizem onde chegaremos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?