.comment-link {margin-left:.6em;}

20 May 2007

 

Assim não vamos lá - 2

Uma das coisas que mais me incomoda – e incomoda com muitíssima frequência – é o relato de como nesta associação, naquele serviço, naqueloutra empresa... as pessoas andam todas à batatada, em vez de se organizarem numa direcção.
Há, um pouco por todo o lado, um ambiente de desentendimento e de guerra. E não estou a falar de questões que as pessoas possam ter com o Governo. Não, são questões do seu quotidiano, modos de fazer e desfazer, brigas pequenas e grandes, processos do arco da velha... As pessoas cansam-se, as energias são gastas... em proveito de coisa nenhuma.
Há uma cultura instalada de “eles são todos uns malandros”, “sozinho é que estou bem”, “comigo não contem”. Há um estilo de vida lacrimoso, resmungão, choramingas, em que todos se queixam e ninguém tem razão...
Não tenho dúvidas de que temos razões históricas para termos chegado aqui. Mas será que não temos razões para sair daqui?
Quando é que percebemos que só uns COM os outros e com objectivos COMUNS é que chegaremos a algum lugar de futuro?Não estou a a falar das naturais divergências, da existência de conflitos de interesses e de opiniões. São reais, saudáveis, inevitáveis. Estou a falar do modo como os assumimos e os resolvemos. Ou seja, não resolvemos. Antes nos enredamos neles e neles deixamos presa a nossa vida.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?