.comment-link {margin-left:.6em;}

20 May 2007

 

100 anos de Escutismo

Há pouco tempo estiveram em Abrantes, S. Lourenço, 500 escuteiros a celebrar o Dia de S. Jorge, numa organização do Agrupamento da Chainça.
Agora estiveram em Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, 500 escuteiros numa inicitiva que faz já calendário, a Escapadinha dos Mourões, numa organização do Agrupamento do Rossio.
Mas estas são apenas duas iniciativas de grande dimensão que tornam visível o trabalho semanal que vem sendo desenvolvido nos Agrupamentos de Escuteiros de Abrantes, Rossio, Chainça, Tramagal e Mouriscas. (O de Concavada já não existe.) Em todos eles está presente o maior movimento de juventude do mundo, que celebra este ano o seu primeiro centenário.
Trata-se de um movimento fundado por Baden Powell, de cujo nascimento se estão a celebrar 150 anos. No Escutismo, com cerca de 20 milhões de elementos, procura-se desenvolver a pessoa em todas as dimensões: da física à espiritual.
Creio ser espantoso como um homem que nasceu há 150 anos pôde ter visão para criar um movimento que, vê-se hoje, se antecipou no tempo. Para lá de elementos que não podiam deixar de expressar o espírito da época, por exemplo a separação entre rapazes e raparigas, tem na sua raiz muito do que ainda hoje parece estar por descobrir ou conquistar por muitos movimentos de formação: a integração das várias dimensões da pessoa, o desenvolvimento pessoal conjugado com a integração no grupo, o espírito de equipa, o jogo e a aventura, o cultivo de valores fortes, a irmandade universal, o contacto com a natureza e o profundo respeito por ela...
Há pouco, uma professora do primeiro ciclo dizia-me: «vejo logo quais é que são escuteiros».
É um movimento que marca por dentro e pelo fundo.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?