.comment-link {margin-left:.6em;}

11 April 2007

 

Via de solução

Devíamos ser capazes de pegar pelos colarinhos à escola e perguntar-lhe porque massacra deste modo continuado e público os filhos das famílias mais desprotegidas?
Devíamos ser capazes de olhar a escola de frente e desafiá-la a sustentar publicamente o que lhe permite torturar (a tortura não é apenas física) os filhos das famílias com menos possibilidades.
Devíamos ser capazes, devíamos poder... mas não podemos. Porque até aqueles que dizem defender os mais desprotegidos se colocam do lado da escola e querem que as coisas fiquem como estão. Por isso, não há ninguém que esteja do lado dos, à letra, "humilhados e ofendidos", sem que o saibam, contudo, porque interiorizaram o discurso que os culpabiliza.
Por isso, que fique claro, estou do lado da ministra da educação quando ela quer que a escola mude o necessário para que os números do abandono escolar e do insucesso real da escola diminuam. Embora, infelizmente para todos, alunos e professores e pais, o caminho que decidiu trilhar não vá, creio eu, dar ao objectivo que definiu.Mas que é preciso que a escola mude, e muito, a começar por aquilo que diz saber sobre si própria... disso não tenho a menor dúvida.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?