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11 April 2007

 

Um caso, mais

O Hugo* é um aluno que "sempre deu problemas". Na escola do primeiro ciclo e, agora, na do segundo ciclo. Como deu problemas, foi castigado com a pena de mudança de escola. A DREL (se não me engano) destinou-lhe a escola de destino. Vai para longe, para um concelho vizinho. Profetizo: criar os mesmos problemas que tem criado até aqui. Veremos se não sou bom profeta. Como vai para longe, a autarquia, a nossa, já foi chamada a pagar um taxi para ele poder ir para a escola. E "nós" vamos pagar apenas para... resolver qual problema?
Há dias, uma abrantina contava-me. Estive na Suíça. Quando o meu filho entrou para a escola, começou a fazer os 5 ao contrário [em espelho]. Puseram-no logo em dois especialistas para resolverem o problema.
O Hugo tem sido acompanhado por que especialistas? Qual é o diagnóstico que lhe foi feito? Que soluções para que problemas (e não sintomas) foram adoptadas? A DREL, que vem acompanhando o problema tem, só pode!, resposta para estas questões.
Mas, mais uma vez atrevo-me a profetizar, não tem. Porque, se tivesse, não seria esta a solução adoptada.E se o Hugo, em vez de réu condenado, fosse uma vítima de uma doença de que não pode ser responsabilizado?

* nome suposto

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