.comment-link {margin-left:.6em;}

18 April 2007

 

A Sociologia e a Escola

Aceito com a maior facilidade que a Sociologia não é tudo. Aliás, eu esforço-me por ensinar e fundamentar, aos meus alunos, o carácter imprescindível da interdisciplinaridade. É claro, os factos não são absolutos, são construções, tal como as proposições científicas. Mas isso não pode servir para fugirmos com o rabo à seringa. Tal como a não existência da objectividade absoluta não pode servir ao jornalista para dispensar o cuidado e o rigor indispensáveis a um bom jornalismo.
A questão, pois, é muito simples: estamos ou não disponíveis para enfrentarmos as nossas responsabilidades perante o facto de a escola ser socialmente penalizante de um certo tipo de alunos?
E quando digo “responsabilidade” refiro-me ao verbo responder. Que posso eu responder perante os alunos que se esforçam e não conseguem – nem vão conseguir – satisfazer as exigências da escola?
Este é o grande problema. E é aqui que nos dividimos. Uns respondem: se te esforçares, vais conseguir. (Mas é manifestamente mentira.) Outros dizem: que podemos fazer para que também eles possam ter sucesso?
Não tenho dúvidas: a primeira resposta é fácil; a segunda é perigosa, difícil, terrível.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?