.comment-link {margin-left:.6em;}

22 April 2007

 

Odete Santos - 2

Numa entrevista a um jornal, Odete Santos afirmou: «O comunismo é um sistema muito avançado que até hoje nunca existiu.» Aqui, Odete Santos está a proferir uma afirmação de natureza ideológica e programática, que deve ser recebida como tal.
Aceitemos que sim, que tem razão esta proposição que é a tese oficial do PCP.
Mas não basta ficar por aqui. É necessário darmo-nos conta de que, embora “nunca tenha existido”, houve já várias tentativas sérias de que existisse. E sempre com resultados significativos.
Na União Soviética, o Gulag e o Mar de Aral. Na Europa de Leste, a fuga em massa da prisão quando caiu o Muro. Na China temos, segundo um dirigente de esquerda, recentemente em Abrantes, o pior do comunismo casado com o pior do capitalismo. Em Angola, um dos estados mais corruptos do mundo. E podíamos continuar com resultados do mesmo tipo.
Ora, nós só podemos levar a sério a afirmação de Odete Santos se nos for explicado o que correu mal, qual a razão por que cada uma das tentativas falharam. Como é que o projecto de comunismo resultou no seu contrário.
Por duas razões. Porque só então teremos alguma pista para percebermos se o PCP sabe por que foi e só então estará em condições de não cometer os mesmos erros.Porque pode muito bem acontecer que o comunismo “nunca tenha acontecido” por ser impossível, teórica e praticamente, que venha a acontecer.

Comments:
E então, pode ou não pode?
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?