.comment-link {margin-left:.6em;}

02 March 2007

 

Serão no Rossio

No dia 28, fui à Escola do Rossio, para um serão com pais (e professores) das crianças do primeiro ciclo e do jardim de infância. O tema era "como ajudar os nossos filhos a ter sucesso na escola?"
Foi uma hora de conversa, embora desequilibrada, pois acabei por falar mais do que os participantes. Haverá muitas razões, mas uma delas, sem dúvida, é o facto de estarmos pouco habituados ao poder da palavra.
A palavra é um poder. E a verdade é que não somos educados no uso da palavra, como não o somos de outros poderes. Uma das mães, a quem eu agradeci ter participado activamente na conversa, dizia-me à saída: «Eu, quando tenho alguma coisa a dizer, digo.» E disse. Como outra mãe que se "atreveu", e muito bem, a discordar de uma coisa que eu disse. Não há nenhuma razão para estarmos todos de acordo, não é?
Aliás, é o desacordo que faz andar a História.
Em suma, gostei daquele serão. Até porque é muito bom contactarmos com gente real fora das nossas relações e fora dos ambientes em que habitualmente circulamos. O mundo nunca é como o vemos. Por isso, faz muito bem olharmos um pouquinho para lá do que estamos habituados a ver.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?