.comment-link {margin-left:.6em;}

29 March 2007

 

I Gala Comic Awards

Na ESTA, lecciono uma cadeira teórica, Psicossociologia da Comunicação. Isso quer dizer que apanho e conheço os alunos pelo lado das competências teóricas e avalio-os pelo lado dos seus desempenhos mais ou menos teóricos, quando muito teórico-práticos.
E todos nós sabemos que as cpmpetências teóricas não são irmãs gémeas, muito menos siamesas, das competências práticas.
A I Gala Comic Awards foi também, para mim, a oportunidade para ver em exercício algumas das comeptências práticas dos meus alunos. E, como sempre acontece, alguns revelam-se verdadeiras surpresas, mostrando ali altos níveis de desempenho que nunca foram capaz de relevar no palco da folha de prova escrita.
Eu insisto comigo mesmo nessa diversidade dentro de cada indivíduo, procurando resistir à tentação de reduzir o aluno à resposta àquilo que se lhe pede numa disciplina, necessariamente a minha. E eu vejo-os, em várias oportunidades, fora da sala de aulas.
Mas vê-los, antes e ali em palco, a construírem um êxito objectivo e a receberem o merecido troféu do sucesso, é outra coisa. E não há pessimismo que resista àquilo que esta juventude mostra de facto.
Só do alto de uma presunção egocêntrica ou gerontocêntrica é que se continua a afirmar que “no meu tempo é que…”.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?