.comment-link {margin-left:.6em;}

29 March 2007

 

I Gala Comic Awards

Por mais que se queira, não há outro modo que suplante o aprender fazendo acado com a formação teórica. Também é conhecido o carácter teórico, excessivamente teórico por falta de uma forte componente prática, da nossa formação académica. Registe-se que no intercâmbio que a ESTA tem desenvolvido com o Brasil tem ficado claro que os alunos portugueses apresentam uma melhore preparação teórica e os brasileiros uma melhor preparação prática.
A I Gala Comic Awards tem este sentido de aposta numa formação prática, na preparação dos alunos através do acto de fazer em contexto real, de colocar os alunos à prova sem aquele (inevitável? Não!) espírito de faz-de-conta que caracteriza tantas vezes o fazer escolar.
Não há melhor escola que a escola da vida, diz-se. Isto no pressuposto de que a escola é uma coisa e a vida outra. Mas não é verdade. Nunca é verdade, mesmo quando a vida na escola se reduz ao mínimo de fingir que é.
Importa, no entanto, dizer que a I Gala Comic Awards não recebe o troféu de primeira aposta na vida ao vivo. Há muito que essa aposta se vem fazendo. Desde os “velhos” e sempre continuados estágios em jornais, rádios e televisões, logo desde os primeiros anos do curso (de Comunicação Social, que é o que melhor conheço da ESTA), até à produção pelos alunos do Encontro de Comunicação, passando pelo trabalho de cobertura que a Escola faz para pareceiros do exterior, o jornal da escola, etc. Outros cursos da ESTA têm a mesma dimensão de desafio em contexto real, mas estou menos informado.
De qualquer modo, este é o caminho. E a passada, neste caso, foi larga.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?