.comment-link {margin-left:.6em;}

26 February 2007

 

Engenho & Arte

É um concurso, promovido pelo Grupo Lena, e tem várias particularidades. A primeira é ter por «objectivo é estimular artistas plásticos a representarem obras de engenharia construídas nos municípios de Leiria, Batalha, Ourém, Tomar, Torres Novas, Abrantes e Coimbra».
Vemos desde logo, um triângulo interessante: artes plásticas, obras de engenharia e municípios do interior.
Depois, damo-nos conta de que uma exposição de obras concorrentes (não todas) está agora em Abrantes. Isso significa uma série de sete exposições que assim são proporcionadas aos artistas.
Podemos verificar que se trata de um grupo empresarial, sobretudo de construção civil, pelo que se explica o interesse pelas obras de engenharia. Mas importa realçar o facto de ser um grupo empresarial a interessar-se por e a estimular valores culturais. Não é estranho, mas também não é muito habitual, vermos empresas a assumirem um papel activo de cidadania a várias dimensões, sobretudo no domínio cultural. Seria por isso interessante que o exemplo frutificasse.
Finalmente, diga-se que é uma nova oportunidade para artistas do interior. O país não é só Lisboa e Porto. E se olharmos para os prémios que se vêem atribuídos, podemos dar-nos conta de que habitualmente premeiam artistas já super premiados. Parece que são sempre os mesmos. Aqui, os novos e do interior têm uma oportunidade de ouro para brilharem.O interior não é uma aposta sedutora para muitos. Por isso mesmo é de assinalar aqueles que fazem essa aposta. Eles resistem a um país que se entorna para a capital e o litoral, à velocidade em que vai perdendo qualidade.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?