.comment-link {margin-left:.6em;}

19 February 2007

 

Babel

Este filme, de Alejandro González Iñárritu, que se recomenda (em exibição no Millenio até quarta), vem mostrar a potencial importância de um pequeno acontecimento. Um pequeno e generoso gesto, de reconhecimento por um serviço de qualidade, acaba por provocar acontecimentos enormes em três continentes.
A velha Física, transformada em metafísica, dizia que a causa é proporcional ao efeito: grandes causas produzem grandes efeitos e pequenas causas produzem pequenos efeitos.
Mas a nova Física vem mostrar que isso é verdade apenas e só em alguns casos, ou seja, num pequeno número de sistemas, que são periódicos. Na grande maioria dos fenómenos naturais e em todos (?) os fenómenos sociais, o que se verifica é algo muito diferente: grandes causas podem produzir pequenos efeitos e pequenas causas podem produzir grandes efeitos. O filme agora em exibição é apenas mais uma demonstração, neste caso cinematográfica.
Por outro lado, mais uma vez constatamos que os problemas são os mesmos em qualquer lugar, apesar das evidentes diferenças.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?