.comment-link {margin-left:.6em;}

06 January 2007

 

A paciência - 2

É curioso que alguns me acusam de desreponsabilizar os indivíduos e, digo eu, já não devem ter paciência para me ouvir "repetir", dizem eles, que eu sempre responsabilizo o meio e nunca os indivíduos singulares.
Dá-me gozo esta dupla crítica. Mas não muita. Dar-me-ia muito mais ver que as pessoas percebiam o que eu pretendo dizer.
Quer num caso quer noutro, os meus críticos vêem - está-se mesmo a ver - apenas parte daquilo que eu digo. Mas também é verdade que se vissem as duas metades me acusariam de que eu tenho um discurso com vício de forma, a saber, a circularidade, porque agora digo que são os indivíduos responsáveis pela forma do sistema e depois digo que é o sistema que é responsável pela forma dos indivíduos.Mas é verdade que os indivíduos são responsáveis pela forma do sistema e que é o sistema é responsável pela forma dos indivíduos. A realidade é em si mesma circular e os meus críticos não percebem isso porque aplicam um esquema de explicação linear a uma realidade circular, ou, pior ainda, um um esquema de explicação linear a uma realidade caótica. Paciência, digo eu, não posso fazer mais.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?