.comment-link {margin-left:.6em;}

23 January 2007

 

Congresso da Cidadania - 7

A escola é uma escola de cidadania?
Repito: a escola está feita para o êxito dos filhos de famílias de elevado património escolar, ricas, urbanas e brancas. Isto é cidadania? Além disso, consegue convencer os alunos de que o seu resultado escolar depende apenas do esforço que fizerem. É cidadania?
Qual é, na escola, o papel dos delegados de turma, democraticamente eleitos pelos alunos em cada turma?
Quando e onde e a quem é que os vencedores das eleições para a Associação de Estudantes prestam contas do seu mandato e, sobretudo, dos dinheiros postos à sua disposição?
Qual é o papel efectivo que os pais, pessoalmente e através da associação de pais, tem na definição dos objectivos da escola e na avaliação dos seus resultados?
Qual a cidadania exercida pela escola no contexto social em que está implantada? Participa da vida do concelho? Ouve as necessidades do concelho? Coopera com as outras entidades do concelho?
A escola é um órgão público de definição e execução de uma política educativa local. A quem presta contas dos recursos, financeiros e humanos, que lhe são confiados?
Um professor é um agente de poder na microssociedade que é a sala de aula, é autor e executor de uma política pública de educação na sua sala. Qual é a natureza do poder que exerce e que lugar de cidadania cabe a cada um dos alunos?
Obrigar um aluno que não pode ter sucesso (por exemplo por "falta de bases", ou por deficiência incapacitante) a frequentar aulas e a ter uma condenação final é cidadania?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?