.comment-link {margin-left:.6em;}

06 January 2007

 

Congresso da Cidadania - 5

Ainda sobre criatividadade e empreendedorismo, cabe dizer aqui uma outra verdade.
O essencial da inovação não é ou não está na tecnologia. A inovação está nos processos. É verdade que nova tecnologia pode trazer novos processos, mas nem sempre; é verdade que novos processos podem exigir nova tecnologia, mas nem sempre.
Vamos a um exemplo. As nossas escolas já têm reproprojectores, sistemas de televisão e vídeo, projectores de imagem digital e até computadores. Ou seja, novas e novíssimas tecnologias.
Mas eu faço aqui uma apostinha. O essencial das aulas das nossas escolas, nas várias disciplinas, continua a utilizar como tecnologia de base o quadro preto e o livro, agora completados com as fotocópias. E o essencial continua a ser: o professor a ensinar aos alunos aquilo que ele sabe e vem nos livros.
Verdade?
Sim, digo eu.
Mas faço uma excepção. No primeiro ciclo do concelho de Abrantes, com o projecto Mocho XXI, está a desenvolver-se outro modo de ensinar e aprender, em que o computador é uma tecnologia essencial que veio transformar o acto de ensinar e de aprender. Também no primeiro ciclo, com o Movimento da Escola Moderna, já se vinham a desenvolver novas formas de aprender, mesmo sem computador.Quanto ao resto, há excepções.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?