.comment-link {margin-left:.6em;}

28 January 2007

 

Abrantes, cidade boa - 8

Abrantes, cidade boa - 8
- E como é que Abrantes só tem 35 pontos em "equipamentos desportivos", enquanto Tomar tem 65 e Torres Novas tem 60?, perguntam-me. Então e a nossa cidade desportiva?
Não sabemos a base com que foi elaborado o ranking. Certamente utilizou elementos já disponíveis, como o inventário de equipamentos desportivos. Que não sabemos de em que data foi actualizado. Será que as nossas "últimas construções" desportivas já aí constam? Não sabemos.
Mas, se nos dermos conta de que Abrantes não tem um pavilhão decente... vemos que não há lugar a grande escândalo.
Mas há um outro aspecto importante. O ranking é de "cidades para viver". Ora a nossa cidade desportiva investiu numa certa ordem. Primeiro em equipamentos do que deveríamos chamar de "indústria desportiva", em obediência ao Plano Estratégico da Cidade, por exemplo o estádio, e só depois nos equipamentos de intensa utilização pelos cidadãos, como a piscina. Isto apesar de o estádio também ter alguns equipamentos de manutenção física utilizados pelos cidadãos comuns.
É verdade que Abrantes tem um pavilhão no Pego, um pavilhão e uma piscina no Tramagal... Mas já não são equipamentos da cidade.
Isso leva a uma outra questão que se pode traduzir pela afirmação de alguém que teve (e ainda tem) vastas responsabilidades em Abrantes: «Tomar vale pela cidade, enquanto Abrantes vale pelo concelho». Isso é importante, importantíssimo a ser verdade, mas não é considerado neste ranking.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?