.comment-link {margin-left:.6em;}

06 January 2007

 

Abrantes, cidade boa - 1

«Abrantes, cidade boa para viver, trabalhar e investir.» Creio que é esta a palavra de ordem que a Câmara de Abrantes repetidamente faz passar.
O Expresso de 6 de Janeiro, publica na Única uma «classificação das melhores cidades para viver em 2007». Abrantes vem em 38º lugar em 50 cidades analisadas.
É evidente que muitas leituras se podem fazer, e de vários géneros.
O mais importante é, penso eu, darmo-nos conta de duas coisas.
Primeira. Esta é uma classificação absoluta, ou seja, não houve outras antes dela para percebermos se Abrantes está a ganhar ou perder na sua posição. Não há, portanto, a dimensão do tempo ou da historicidade.
Segunda. Esta tabela, porque tem indicadores expressos, permite perceber quais são (nesta classificação e pela metodologia adoptada) os pontos fortes e sobretudo os pontos fracos de Abrantes, para os corrigir, é claro.
Ora, segundo a classificação agora apresentada, os pontos fracos, comparativamente a Tomar e Torres Novas, por exemplo, são: a oferta cultural, os espaços verdes, a qualidade urbanística, o comécio, a relação com a água, os equipamentos desportivos, a animação nocturna, o alojamento turístico, os equipamentos sociais, o património, o desempenho económico e a qualidade dos espaços públicos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?