.comment-link {margin-left:.6em;}

28 November 2006

 

Vietnames

Na minha ausência deste sítio, houve eleições nos Estados Unidos e Bush foi derrotado. Como se previa. Rumsfeld foi o primeiro a a cair em combate político, depois de muitos terem já caído no combate militar.
Hoje é evidente que os Estados Unidos estão derrotados no Iraque, donde ninguém parece ter encontrado sequer uma porta de saída. Como foram derrotados no Afganistão antes de darem lugar às forças da NATO, que estão igualmente a serem derrotadas no terreno, a ponto de a própria NATO se poder desagregar por falta de capacidade para exercer funções úteis.
A que propósito vem isto aqui? Pela simples razão de que o que está a acontecer lá, vai ter profundas consequências aqui. Ninguém sabe é quais serão.
Mas a derrota do Ocidente, a humilhação das potências ocidentais, reais como os EUA ou virtuais como a Europa, não deixará de produzir um profundo impacto no estado do mundo. Teremos alguma dúvida de que a barbárie fundamentalista sairá reforçada? E que um Ocidente de valores moles vai ver-se em grande dificuldade para lidar consigo mesmo, quanto mais com as forças que sobre ele se vão exercer?
E justamente num tempo que se prevê dificílimo: esgotamento das principais fontes energéticas em uso; aquecimento global com alterações climáticas previstas mas imprevisíveis no seu formato; emergência de novas economias (China e Índia, Rússia e mercosul...) levando a uma alteração profunda da estrutura dos mercados, das correlações de poder; crises agudas dos sistemas de segurança social; reforço continuado do terrorismo fundamentalista e das máfias do crime organizado; etc. E é justamente neste tempo de dificuldades maiores que mais se perdem os centros de poder e as referências que nos poderiam organizar uma boa resposta.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?