28 November 2006
Semana da Educação 4
Continuo sem perceber como é que se pode falar tanto em escola e educação e não abordar aquele que me parece ser o tema principal, a saber:
A nossa escola faz bem aquilo para que está desenhada, ou seja, o sucesso dos filhos das famílias escolarizadas, ricas, urbanas e brancas. Tanto a experiência vivida como a análise estatística confirmam isto mesmo, por mais voltas que se dê. Contudo, pede-se-lhe que faça aquilo que ela não está desenhada para fazer, a saber, que promova também o sucesso (escolar e social) dos filhos das famílias não ou pouco escolarizadas, pobres ou mesmo em exclusão social, rurais e pouco ou nada “brancos”. Enquanto não nos dermos conta deste paradoxo, não deixamos de andar em círculos à procura de um culpado que, é evidente, não existe nem pode existir.
A nossa escola faz bem aquilo para que está desenhada, ou seja, o sucesso dos filhos das famílias escolarizadas, ricas, urbanas e brancas. Tanto a experiência vivida como a análise estatística confirmam isto mesmo, por mais voltas que se dê. Contudo, pede-se-lhe que faça aquilo que ela não está desenhada para fazer, a saber, que promova também o sucesso (escolar e social) dos filhos das famílias não ou pouco escolarizadas, pobres ou mesmo em exclusão social, rurais e pouco ou nada “brancos”. Enquanto não nos dermos conta deste paradoxo, não deixamos de andar em círculos à procura de um culpado que, é evidente, não existe nem pode existir.