.comment-link {margin-left:.6em;}

16 October 2006

 

Tuberculose

O ex-presidente Sampaio apadrinhou o nº 10.000 do Correio da Manhã, dedicado à tuberculose. Recordemos que Sampaio é uma espécie de embaixador da ONU contra a tuberculose e que esta doença é uma nova ameaça, incluindo em Portugal. E não apenas nos casos em que se encontra associada ao HIV.
Mas eu quero deixar aqui uma conversa que tive há uns bons anos com um farmacêutico meu amigo. Mostrava-se ele profundamente preocupado com a “inconsciência” (não garanto a palavra, mas garanto a ideia) com que os médicos receitavam antibióticos por tudo e por nada, e muito frequentemente logo em dose de ataque. Explicava-me ele: as pessoas ganham resistência aos vírus e, quando for necessário, não há antibióticos que lhes possam valer. Explicava-me ainda mais: às vezes vejo médicos que, para uma gripe receitam antibióticos dos mais fortes, que vão eles receitar quando o doente tiver um problema a sério e já não houver nada mais forte?
É claro que devem Ter sido inventados, entretanto, antibióticos mais fortes. Mas o que eu também leio são queixas de que a tuberculose está agora mais resistente e menos combatível com as armas que temos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?