.comment-link {margin-left:.6em;}

12 October 2006

 

Encontro em Israel

Já na semana passada tive oportunidade de visitar, em Israel, um grupo de pessoas, judeus ainda que em discussão, que foram libertados da Etiópia. Como judeus, iam a caminho do paraíso, terra “onde corre leite e mel”.
Mas as coisas não correram de acordo com o sonho.
Os judeus são como quaisquer outras pessoas – com preconceitos, ou não, com racismo, ou não, com dramas pessoais, ou não…
Em particular para o jovem protagonista. Viveu a sua aventura em luta consigo mesmo e em conflito com meio mundo, desde a sua família de adopção até aos responsáveis cheios de preconceitos que continuadamente o torturaram.
Não pude deixar de olhar para o nosso pequeno mundo abrantino, e em especial para os meus alunos. Quantos dramas se ocultam sob o manto das rotinas e das cumplicidades?
São filmes como estes que nos obrigam a perceber que o mundo não é o que parece. E que nos obrigam a, quase sem querer, tomarmos partido. Porque não é possível ver um filme destes e manter as emoções encurraladas.

Comments:
Um bom blogg é aquele que nos leva faz pensar. Vim visitar este por coicidência. Ele faz parte do grupo de refêrencia do blogg de um amigo meu de Abrantes. Você prendeu-me pela escrita e pela forma como passa a mensagem.
Passou a ser visita obrigatória.

margarida
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?