.comment-link {margin-left:.6em;}

21 September 2006

 

A viagem

Iniciar um ano lectivo é iniciar uma viagem. Agora, as pessoas encontraram-se, conheceram-se, criou-se um clima e vivemos todos a excitação alegre da partida. "Vai ser bom", deverá ser a nota dominante.
No meu caso, foi isso que experimentei e pareceu-me que foi isso que os meus alunos também sentiram. Até porque, embora as regras tenham sido claras e firmes, não foram apresentadas nem sentidas como negativas. Foram mais no sentido de que a aula é um local de apresendizagem pelo que não há razões para ter medo de errar, mas sendo um local de trabalho há que levá-lo a sério na procura dos objectivos que todos queremos, viver melhor, já hoje e também amanhã.
Mas basta iniciarmos os trabalhos para percebermos que há alguns dispostos a investir na caminhada, enquanto logo se sentam à beira do caminho em todas as oportunidades. A rotina dos dias vai tornar estas diferenças ainda mais evidentes.
A pergunta que me coloco é sobre o que posso eu fazer para não deixar descolar aqueles que parecem ter alinhado já cansados, que posso fazer para os manter na viagem.
Os mais ligeiros a seguir em frente não precisarão muito de mim, mas os outros não conseguem caminhar só por si. Mas também não posso, nem quero, substituí-los. Qual é a justa medida?
Francamente, não sei. Por isso, para mim, ser professor tem de ser estar à procura.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?