.comment-link {margin-left:.6em;}

27 September 2006

 

Filosofia ao vento

Li nos jornais que a Filosofia vai deixar de ser disciplina de acesso ao ensino superior.
Recirdo aqui que, na minha escola, cheguei a leccionar Filosofia a 3 turmas do 12º ano.
De então para cá... Há anos que não há nenhuma. mas ainda havia na Escola Solano de Abreu. Agora...
Este estrondoso resultado deve-se, em primeiro lugar, aos próprios professores de Filosofia.
Quando foi criado o então novo programa do 12º ano, tive oportunidade de prever a um dos seus autores, o Prof. Cerqueira Gonçalves, que era isto mesmo que iria acontecer. É claro que me respondeu que não, que garantiu que assim era muito melhor, que previu uma melhoria na situação. Infelizmente, não teve razão.
Também o sprofessores de Filosofia no secundário têm levado a disciplina ao desprestígio. Não interessa aqui dizer como, mas é um facto.
Os resultados estão agora prontos a ser colhidos. Tanto ao nível das faculdades, que temem deixar de ter alunos, como ao nível do secundário, onde há cada vez menos lugares para professores.
Pois... é assim. "Conforme fizeres, assim acharás", diz o ditado, embora noutro sentido. E eu várias vezes tenhi escrito e muitas mais tenho dito: para onde quer que vás, já lá estás. Porque os resultados nunca vêm só no fim; eles começas a ser construídos logo no início do percurso. Isto devia parecer simples e evidente, mas é recebido como se se tratasse de ocultismo. Mas só é oculto para quem não quer ver. Há muito que os cientistas nos explicam, sem sucesso, que o efeito é resultado das suas causas.
(Muitos dos nossos problemas resultam de não cuidarmos das consequências das nossas opções.)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?