.comment-link {margin-left:.6em;}

06 July 2006

 

A Matemática - 2

«Se peço à minha neta de quatro anos que resolva um problema matemático muito simples, não quer, porque não lhe interessa. Mas se estivermos a conversar, surpreende-me a correcção com que se expressa em duas línguas.» Eduardo Punset
Há aqui duas chaves de leitura do “problema matemática”.
Uma delas é o facto de a Matemática sem uma linguagem “não natural”, isto é, não se adquirir pelo simples facto de “naturalmente” se conviver com outros. Só pode ser objecto de uma aprendizagem específica, som actos específicos de ensino.
Por outro lado, o interesse. Não há um interesse “natural” pela Matemática. E o que não interessa não mobiliza, não motiva. Cada um de nós só está disponível para pagar por uma coisa o preço que lhe reconhece. E a Matemática não tem um preço “natural”.
Daqui se podem, e devem, tirar muitas conclusões sobre o ensino e a dificuldade de obter resultados no ensino da Matemática.
Uma parte significativa do “segredo” pode estar na resposta a esta pergunta: que pode causar interesse pela Matemática? E que pode causar desinteresse?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?