.comment-link {margin-left:.6em;}

03 June 2006

 

Universidade se Danto António

Há muitos anos que chamo de Universidade de Santo António à Escola do 1º Ciclo Nº 2 de Abrantes ou escola do Alto de Santo António. Há vários anos que acompanho a sua actividade e vejo um trabalho de qualidade.
Não tenho para mim – nunca tive – que uma escola do ensino superior é superior a uma escola básica. O que é superior é o nível de ensino, mas isso é outra coisa.
Na Escola Nº 2, vejo há muito tempo um esforço organizado de ir além da rotina, de desafiar a inércia e a entropia, de criatividade e inovação.
Na Escola Nº 2, tenho encontrado um esforço de qualidade no que ali se faz, mas também uma atenção a todas as dimensões da vida do ser humano. A leitura e a escrita, sem dúvida, a matemática e o estudo do meio, também, mas ainda e sempre a poesia, a música, as artes plásticas, a solidariedade, o cuidado com os mais debilitados... e isso é escola, e isso é educação e ensino, sem qualquer dúvida. Mas também a abertura à sua e nossa comunidade, a participação cívica na vida colectiva, o empenhamento numa cidade melhor.
"Universidade" que dizer isso mesmo: todos, universo.
A Escola do 1º Ciclo Nº 2 de Abrantes é a Universidade de Santo António. Pode haver quem duvide, mas eu sei, num "saber de experiência feito".

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?