.comment-link {margin-left:.6em;}

19 June 2006

 

Portugal de sucesso

Cavaco Silva, na sua qualidade de Presidente da República e certamente na sua “magistratura de influência” deixou o palácio e foi em visita às “mentes brilhantes” que são responsáveis por casos de sucesso em Portugal. E faz muito bem. Porque Portugal não está a ser um país de sucesso, mas tem em si muitos casos de sucesso. Ou seja, o país não acompanha ou não está para acompanhar aqueles que vão à frente e ganham.
Deixemos o Roteiro para as Ciências, de Cavaco. Lembremo-nos de algumas verdades conhecidas no nosso mundo empresarial.
As louças de Valadares ainda há dias declaravam: «somos muito competitivos» a nível europeu, «temos a Segunda posição na Península Ibérica» Em 1999 mudou de política: «desistimos completamente do mercado barato, do mercado de gama baixa, estamos no médio e topo de gama».
Nos texteis, que já não são o nosso maior produto, algumas empresas apostaram em produtos de muita qualidade e estão a dar cartas a nível mundial. O mesmo no calçado.
O Público de Domingo titulava: «Vinhos portugueses no pelotão da frente a nível mundial».
São, todos eles, casos do sector tradicional da economia. No campo da economia digital, por exemplo, temos várias empresas que são líderes do seu segmento a nível mundial.
São afirmações de que, se Portugal não vai bem, é, contudo, ir bem em Portugal. Donde, talvez seja o caso de o resto de Portugal espreitar como é que pode fazer melhor, não?
Cavaco Silva pode apontar. Mas a cada um de nós é que compete abrir os olhos e ver.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?