.comment-link {margin-left:.6em;}

03 June 2006

 

"Palavras à solta"

Foi uma noite bonita a festa, na de Sexta-feira, 2 de Junho. A Biblioteca António Botto foi pequena para acolher todos os que foram para o lançamento do livro "Palavras à solta", editado pelo Agrupamento de Escolas Abrantes Oeste, cuja sede é a Escola do 1º Ciclo do Alto de St. António.. O livro é, com um CD-Rom, que há-de vir, o resultado de um trabalho envolvendo alunos e professores das várias escolas do Agrupamento e escritores e artistas plásticos da cidade. Ao longo de meses, escritores (leia-se: autores com obra editada) de Abrantes (e não só) foram convidados a ir a uma turma de jardim de infância ou do 1º ciclo, levarem um objecto e ocuparem com os alunos uma hora que devia levar a um texto. Depois, foi a vez artistas plásticos que, a partir dos textos produzidos, foram com as crianças até à produção de uma composição plástica visual. Com a ESTA, está em produção o referido CD-Rom.
Mas o livro e o CD-Rom têm pouca importância, face à muita que têm e terão os muitos momentos vividos pelas crianças e pelos adultos no processo – riquíssimo – de fazer o percurso de saberes e afectos que nos trouxe já até aqui.
Não cabe dizer tudo o que foi. De aprendizagem de todos, de cooperação entre instituições, de (ex)posição de tudo a terceiros, de afirmação colectiva de um projecto educativo, de orgulho (e humildade) de quem mostra que é capaz, de uma cidade que pode e deve orgulhar-se desta escola e dos seus professores...

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?