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08 June 2006

 

Palavras, afectos e cidadania

Escrevi já, aqui, sobre a Escola do 1º Ciclo Nº 2, ou Universidade de St. António. Aproveito agora para transcrever parte das palavras da Presidente da Escola e do Agrupamento, Lurdes Batista, na sessão de lançamento do livro "Palavras à Solta". Para que não se percam, para que constem, e para que sintamos uma justa satisfação porque assim se pensa e assim se faz, pelo menos ali.
«No Agrupamento de Escolas de Abrantes Oeste, a escola é entendida como um espaço privilegiado de construção de competências, onde cada um se vai apropriando dos saberes culturais, reorganizando a sua experiência e reinterpretando o mundo, através da diversidade de interacções em contextos autênticos de comunicação.
«Num entendimento mais lato, a escola é também para nós uma instituição que está ao serviço da comunidade, que está ligada ao meio pelas pontes da cooperação.
«Queremos que a nossa escola seja partilha constante de alegria, de compreensão, de amor e de trabalho.
«E porque entendemos a escola desta forma, a nossa intencionalidade formativa afirma-se em dois vectores:
- a preocupação constante de que a nossa escola esteja inserida na comunidade e nos seus valores culturais;
a importância que atribuímos às relações interpessoais, à educação para a cidadania, transmitindo aos nossos alunos a mensagem de que mais importante que ter é SER.
«Para alcançarmos esta nossa intencionalidade formativa, construímos um Projecto Educativo, cujas linhas orientadoras são, entre outras,
a Cidadania
a Competência línguística.
«Para a concretização do Projecto Educativo, lançámos desafios, que pretendemos serem repletos de inovação criadora, a toda a comunidade educativa. Um desses exemplos é o projecto "Palavras à Solta"...»
[segue-se a narrativa do percurso do projecto, a partir dos seus antecedentes]
«Mas não posso deixar de dizer que este projecto tem outra componente igualmente importante: os afectos.
«E falo em afectos, no contexto deste eprojecto, porque tudo o que diz respeito à criatividade está intrinsecamente ligado à afectividade. Fomos verificando que em situações diversas e por causas igualmente diversas, os intervenientes (e aqui refiro-me a alunos, professores, escritores, artistas) se envolveram afectivamente e emocionaram com o trabalho realizado.
«Neste momento sinto imenso orgulho por ser presidente do executivo de um agrupamento de escolas de Abrantes porque está inserido numa comunidade detentora de uma riqueza cultural valiosíssima e porque é frequentado por um grupo de alunos excelentes que são orientados e educados por um grupo de professores verdadeiramente espetaculares. Sem o seu esforço e empenho, este trabalho não teria sido possível.» Etc.
Lurdes Batista, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Abrantes Oeste

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