.comment-link {margin-left:.6em;}

30 June 2006

 

"Olhares" - 2

É da maior importância que bem mais de meia centena de crianças e jovens pratiquem dança. Não porque ou para que venham a ser dançarinas. Não porque dá estatuto e fica bem. Não porque está na moda, ou ainda não está na moda e quem vai à frente ganha a dobrar. Também por isso, é claro, mas sobretudo por outras razões.
Porque é uma forma sublime de tomar consciência do corpo e viver o corpo por dentro. E de viver com o corpo a música, e de dar ao corpo ritmo e elasticidade. E de se afirmar como corpo, que é, e dança, e vive consciente de si. E a nossa cultura, ocidental, é taõ pouco consciente do corpo, a não ser para o negar, reprimir, castigar. Revalorizar o corpo é um dos trabalhos que é preciso continuar.
Porque para dançar assim é preciso autodomínio, concentração, auto-confiança e energia positiva, disciplina e espírito de grupo. Dançar assim é saber que tudo depende de si, ao mesmo tempo que tudo depende de todos e do conjunto que todos formamos. E isso é essencial aprender, e não há onde se aprenda.
Porque dança e música são arte, e tudo é tão pobre entre nós em termos de educação artística. A arte é uma das primeiras manifestações do humano, mas entre nós não merece o respeito, o culto e o empenho que deveria receber. A arte faz o homem, mas nós esquecemos isso. E por isso somos menos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?