.comment-link {margin-left:.6em;}

03 June 2006

 

A minha escola

A minha escola é a escola mais importante – para mim. É ali que tenho as minhas alegrias e tristezas profissionais. É ali que estão os meus alunos, alguns que são a promessa de futuro em forma de pessoa, outros que me desafiam a esperança e me surgem como a personalização do futuro hipotecado.
É ali que estão os meus colegas. No geral, vejo-os como pessoas dedicadas. Alguns são pessoas de quem gosto muito, sei-os amigos e amigas de uma grande fraternidade. Entre os funcionários, administrativos e auxiliares, colho todos os dias simpatias que me acendem lamparinas. É-me mais fácil encontrar panos pretos entre o sprofessores, e tenho pena disso.
É claro que é uma escola com problemas, como todas as outras. E sei que cada um de nós tem ideias sobre o que devia ser feito para que os problemas se resolvessem ou minorassem. Mas falta-nos a capacidade para, de muitas opiniões, fazermos uma acção comum. A isso chama-se organização?
Por essa falta de organização é que a minha escola, que é a melhor do mundo, porque é a minha, também é a pior do mundo. Por ser a minha, a que mais me dói.
E somos todos boas pessoas. Mas de boas pessoas está o inferno cheio. E de boas opiniões. O que falta mesmo, e é o céu, é uma boa organização, eficaz a resolver os problemas e a caminhar para bons objectivos.
E o que mais me dói, mas dói mesmo, e nisso acho que não temos perdão, é que este tempo mágico de andar na escola passa demasiado depressa para os nossos alunos e é decisivo no seu crescimento. E estes nossos anos de adultos, há alguma coisa que possa substituí-los?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?