.comment-link {margin-left:.6em;}

30 June 2006

 

A Matemática

Este ano estive na vigilância dos exames de Matemática do 9º ano e do 12º (Programa Novo). E creio ter aprendido alguma coisa sobre os maus resultados a Matemática.
No 9º ano, cujo conteúdo sabia acompanhar, notei que o principal problema dos alunos terá sido de atenção ou concentração. Os erros que pude ver não eram de que não sabia, mas de quem não tinha prestado atenção. Atenção cuidada, precisão na identificação do problema, rigor na determinação do que era pedido e da informação fornecida. A falta disso levou a respostas erradas, não porque não se soubesse Matemática, não porque não se fosse capaz de responder às questões, mas porque não se era capaz de investir no exercício a concentração e o cuidado necessários. E esse é um problema muito comum, que vai muito para lá da Matemática. Mas alguém tem ouvido falar dele?
No 12º ano, nem dava para eu perceber do que se tratava. Mas deu para ver que, na minha sala, todos os alunos trabalharam no teste até ao último minuto. Se soubermos que há alunos mais rápidos e outros mais lentos, concluímos que o teste não era para todos, não estava ao alcance de todos. No final, os alunos diziam isso mesmo, que “era muito grande”. Um deles dizia-me: «Houve três que já não deu para fazer».
Há anos, um professor de Matemática dizia-me: «Um teste, para ser bem feito, Ter de ser resolvido por um professor em um terço do tempo que os alunos têm para resolvê-lo. Ora eu demorei quase as duas horas.» Para concluir o óbvio: «Este teste não estava ao nível dos alunos.»
Sim, há problemas no ensino da matemática. Mas alguns desses problemas estão nos testes que são feitos para avaliar os alunos. Não são apenas de avaliação, mas muito de massacre.
Já no 9º ano, alguns dos problemas vêm da incapacidade dos nossos alunos para uma atenção concentrada.
A concluir. Não nos esqueçamos que um problema como o do insucesso na Matemática é altamente complexo, feito de muitos outros problemas. E que cada um destes tem uma solução específica.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?