.comment-link {margin-left:.6em;}

11 June 2006

 

Ganhar e perder

No último dia de aulas, olhos para os meus alunos e vejo os progressos que fizeram. Recordo como me entraram na sala, alguns há dois anos, e como vão agora à saída. Sei que há coisas que eles hoje entendem ou são capazes de fazer que, há um ano, ou dois, lhes seriam completamente incompreensíveis. Nessa diferença está alguma coisa, nem eu sei o quê, do nosso trabalho conjunto. E fico satisfeito.
Mas há sempre aqueles alunos que eu perdi. Um ou outro já não estão entre nós, deixaram as aulas. Outros são, ali, a presença do nosso insucesso comum. Nalguns casos, tentei "tudo", mas nada resultou. Nalguns, resultou muito pouco. Sei muito bem que não me podem pedir que faça milagres, mas nunca sei se não poderia ter feita outra coisa qualquer que lhes permitisse chegar a esta hora com a alegria no rosto.
Por isso, em cada aluno que tem êxito, eu nunca vejo a garantia do meu sucesso, pois de tanto lado lhe veio a vitória que ele agora canta. Mas em cada aluno que fracassou está patente a minha incapacidade para o ajudar a saltar a barreira que ele não foi capaz de transpor.
Eu sei que este "ser capaz" tem a ver com muitas coisas, a inteligência, a vontade, a saúde, os pré-requisitos necessários, a estrutura e apoio familiares, o equilíbrio emocional, o enquadramento feito pelos colegas, a relação, o seu projecto de vida, as outras actividades que mantém para lá da escola, etc. além do que está dependente de mim como seu professor. Mas eu também sei que o que está dependente de mim é muito mais do que eu posso perceber e é, por vezes, a chave da sua posição perante tudo o mais.
Não, nunca é totalmente um bom dia, o dia da despedida.
Tudo isto, porém, sem dramas. É a natural condição de um professor.

Comments:
Stor Jana muito bem, fico feliz por visualizar no seu blog uma breve referncia aos alunos!
Os jovem gostam de ser valorizados pelo esforço.MUITO BEM SR. JANA!!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?