.comment-link {margin-left:.6em;}

11 June 2006

 

A Filosofia

Há ainda outro aspecto que quero aqui trazer, porque o considero de grande importância. Não foi dito pela maioria dos alunos, mas foi-o por um número significativo.
"(Este ano) Descobri que a Filosofia é muito importante para a nossa vida."
Não sou nada adepto da ideia de que o valor da Filosofia, num mundo tão utilitarista, se mede exactamente por não ter utilidade, isto é, por não ser da ordem do útil.
Todo o meu trabalho de professor de Filosofia se pode resumir numa afirmação provocadora que fiz perante o júri que me testou na minha prova de mestrado:
Não há nenhum filósofo cuja obra seja tão importante que mereça que eu a leia, mas os meus problemas e os problemas do mundo são tão importantes que merecem que eu leia as obras dos filósofos e discuta com eles o que eles já disseram sobre esses problemas.
Por isso, nunca ponho os meus alunos a estudarem o que os filósofos disseram, mas a reflectirem sobre os problemas do nosso mundo e da nossa vida, com a ajuda de alguns filósofos.
Por isso, eles diziam no último dia: «Agora vemos as coisas com outros olhos. Vemo-las com os olhos comuns, mas sabemos que podemos sempre vê-las de outros modos.»
E eu senti que a minha missão estava salva.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?