.comment-link {margin-left:.6em;}

08 June 2006

 

Avaliação - 4

Porque caíu o Muro de Berlim?
Porque houve o "escândalo das viagens" dos deputados portugueses?
Porque rebentou o escândalo da pedofilia na Igreja Católica dos E.U.A.?
Porque se vê agora as águas podres em que funciona o sistema judicial português?
Porque só agora começam a aparecer, de forma significativa, casos de negligência médica nos hospitais?
As respostas têm um denominador comum: o funcionamento social gera entropia e esta só pode ser corrigida a partir de fora.
Quando, há anos, eu era professor de Filosofia no 12º ano e os exames de Filosofia foram substituídos por um exame de "cultura geral", os alunos deixaram de estudar Filosofia e passaram a estudar o jornal Expresso. E fizeram-se, então, bons debates, que vieram substituir as boas aulas de Filosofia, entretanto entregues a uma entropia galopante.
Quando, mais tarde, foram introduzidos os exames, seja como prova global ou como exame nacional, eu vi a aflição de muitos professores, sob a ameaça de um julgamento externo àquilo que eles vinham fazendo. E não era só porque se há diferença nas aulas havendo ou não havendo exames.
Pessoalmente, sei que não é possível um sistema social funcionar de modo eficaz sem um componente forte de avaliação. Por isso tenho escrito sobre isso e por isso não podem contar comigo para reivundicar uma posição suicida. E por isso, também, há mais de 30 anos que peço aos meus alunos que avaliem por escrito, sob anonimato, e depois em voz alta, que avaliem aquilo que foi o nosso trabalho comum. E reconheço que essa tem sido uma das principais fontes de correcção do meu percurso como professor.
Quando eu comecei, eu era - evidentemente - um bom professor. Foram eles, os meus alunos, que me retiraram a evidência e foram dando pistas do que precisava e precisa ser melhorado. Não só eles, é claro, mas também eles.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?