.comment-link {margin-left:.6em;}

08 June 2006

 

Avaliação - 1

Hoje foi a minha última aula deste ano na ESTA. A meio, entrou a secretária do departamento. Explicou ao que vunha: aplicar a ficha de avaliação dos alunos aos docentes. Distribuiu uma a cada um, e eles preencheram. Recolheu os papeis e saíu. Sem mais. Nas outras aulas, a operação repete-se durante a semana.
Desde que ali comecei a leccionar, há vários anos, sempre, no final do ano, tenho aplicado aos meus alunos o um inquérito, anónimo, de avaliação dos trabalhos do ano, e em que pedia mesmo que dessem uma "nota" ao professor. Na última aula, eram-lhes apresentados os resultados, que também iam incluídos no relatório da minha actividade como professor.
No ano passado, o Curso de Comunicação da ESTA teve de apresentar superiormente um vasto relatório de auto- avaliação. Uma Comissão de três professores doutores, chefiada pelo mediático Paquete de Oliveira, analisou o documento e veio em missão de avaliação à Escola. Reuniu com os responsáveis da Escola e do Curso, com os professores, com os funcionários, com a Associação de Estudantes, com os alunos e teve mesmo uma sessão aberta à comunidade envolvente da escola.
Na ocasião, os responsáveis do Curso disseram que esta avaliação tinha sido, antes de mais, muito proveitosa para se ter uma ideia mais clara de como estavam as coisas e das alterações que era necessário introduzir.
No ano passado, o Curso de Mecânica da ESTA esteve sujeito ao mesmo processo e também ali as coisas correram bem.
A ideia de que a avaliação é uma novidade inventada para humilhar os professores do secundário é apenas uma ideia, com pouco contacto com a realidade.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?