.comment-link {margin-left:.6em;}

19 June 2006

 

Abrantes de sucesso

Só os mais distraídos é que não vêem que em Abrantes, ou em toda esta zona, se passa algo de idêntico: o panorama não é grande coisa, mas há casos de excepcional qualidade. Também aqui seria importante apontar e dar a ver casos de sucesso, casos em que criam possibilidades de futuro, em que se vai à frente, em que os obstáculos são superados.
Não sou a pessoa indicada para fazê-lo. Mas não posso deixar de assinalar dois casos, apenas dois.
Primeiro, no sector dos vinhos. No Tramagal, José Rodrigues vem mostrando que Abrantes e Tramagal não ficam no fim do mundo, mas são capazes de marcar pontos em Paris e Londres, como às nossas mesas.
Segundo, no sector das sucatas. O senhor João do Olho de Boi, como era conhecido, foi um importante sucateiro. Hoje, mais que isso, é uma empresa renovada, com respostas ao nível das exigências de hoje. Destaco-a aqui pelo seu exemplar processo de renovação e também porque acaba de comprar uma importante empresa no cartaxo.
Repito. Também entre nós é necessário deixar de lado, não o espírito crítico, mas o espírito de lamúria, não a capacidade de distinguir o bom do mau, mas a cegueira de não ver senão tudo mau.
Também em Abrantes há variados casos de sucesso, de que depende o nosso sucesso. Há que reconhecê-los, apoiá-los se possível, copiá-los necessariamente no que tiverem de melhor... Só assim se constrói um tecido económico e social concelhio capaz de ter futuro. E não há futuro sem uma economia saudável.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?