.comment-link {margin-left:.6em;}

08 May 2006

 

"Um passeio pela História"

Filme de Robert Guédiguian. François Mitterrand (Michel Bouquet) , a poucos meses da sua morte, faz uma viagem pela sua vida, vida que fez História.
Duas coisas mais me impressionaram.
Primeira, a pose. A personagem que Miterrand coloca em cena. Cada um de nós é a pose, logo a personagem, que efectivamente representa. Vejo-as por aí: esmagadas ou decididas, frágeis ou seguras, encolhidas ou afirmativas. Uma pergunta: podemos mudar de personagem mudando a pose? Outra: donde vem a personagem que representamos?
Segunda marca: o silêncio. À volta do presidente, ninguém o enfrenta. Sobretudo o silêncio. Quando muito, uma anuência. É muito assim à volta do poder. Amen. Será por isso que no poder tão facilmente se perde o sentido da realidade?

Comments:
Um filme que gostei de ver quando esteve nas salas de cinema em Coimbra. De facto, mostra a personagem de um Mitterrand "infrentável", no entanto, o "jornalista" que muito fala com ele das suas memórias enfrenta-o muito, sobretudo na parte que o Président talvez mais tema: o seu passado na Segunda Guerra Mundial e, nomeadamente a sua ligação a Vichy, que Mitterrand tenta evitar a todo custo chegando mesmo a irritar-se com o jornalista quando este se desloca a Vichy para falar com Simone Picard, uma Resistente naquela zona que sabe ao certo a entrada de Mitterrand para a Resistência e a data verdadeira da famosa foto de Mitterrand com Pétain, que Mitterrand refuta.
Por outro lado, a película também nos apresenta a imagem de um Presidente que sabe que está "condenado" pela doença que tem, além de mostrar um pouco de "narcisismo" da parte de Mitterrand, sobretudo quando ele refere que foi quem mais tempo governou em França desde a Revolução Francesa, além de ter governado a França num periodo em que não houveram convulsões sociais.
Outro facto a reter, é o facto de a figura de De Gaulle estar muito presente no discurso de Mitterrand, mesmo quando Mitterrand foi vencido por De Gaulle em 1965!
Um filme a não perder.
 
De facto, trata-se de um filme importante (que eu tive também a oportunidade de ver). Fiquei com várias imagens de Mitterrand neste filme: o Presidente de França que sabe estar na fase terminal da sua vida mas, mesmo assim tenta levar uma vida o mais normal possível; O reencontro de Mitterrand com o seu passado misterioso, nomeadamente no que respeita à sua ligação com Vichy, pois quando Mitterrand sabe que o jornalista foi a Vichy falar com Simone Picard (resistente naquela zona de França)e esta diz ao jornaista de quando é a famosa foto de Mitterrand com Pétain, Mitterrand fica furioso; Por outro lado,também reparei que no discurso de Mitterrand há uma personagem muito presente, De Gaulle, que paradoxalmente ganhou as presidenciais a Mitterrand em 1965; Outra imagem que Mitterrand deixa transparecer, éa de um certo orgulho, pois há uma parte em que ele refere que esdea Revolução Francesa foi quem mais tempo seguido governou em França (14 anos), mas tmbém refere que apanhou um tempo de acalmia, sem qualquer turbolencia ...Um filme a não perder, embora osfilmes não sejam uma fonte Histórica a seguir, pois podem fazer montagens além de apenas beneficiarem a pate queos produziu, por exemplo, já viram algum filme de guerra produzido por americanos em que estes percam? Ninguém viu, não é? Mesmo nos filmes do Vietname, onde os Américas foram claramente derrotados, eles ganham sempre, embora a História tenha sido ao contrário.
 
Recentemente tive a oportunidade de ver tal filme, mostra-nos um Mitterrrand a terminar o seu mandato e a fase terminal da sua doença.
Aqui se vê um presidente que quer a sua História, mas que ao mesmo tempo tem medo desta, pois não podemos esquecer o seu passado em Vichy e, como mostra no filme, como Mitterrand se exalta com o seu biógrafo quando este vai a Vichy falar com Simone Picard, uma resistente naquela zona, que lhe fala da data exacta da famosa foto de Mitterrand com Pétain. Por outro lado, também temos sempre presente a imagem de De Gaulle presente no discurso de Mitterrand. É um bom filme, embora eu rediga que História e Cinema não são uma boa relação, porque o cinema pode "alterar" o que foi a realidade, senão vejamos, já viram algum filme em que os americanos perdem? Claro que não! Até mesmo em filmes sobre o Vietname eles ganham sempre ... embora tenham perdido essa guerra!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?