.comment-link {margin-left:.6em;}

30 May 2006

 

Nem de propósito

A Ministra da Educação lançou um novo pacote de medidas para salvar a educação. Duas delas são significativas. Não sabemos ainda do que se trata em concreto, mas são ditas assim: professores serão avaliados pelas notas dos alunos em exame e pelos pais. São ainda só duas ideias. Mas permitem dois primeiros comentários.
Tenho duas turmas: uma muito boa e outra muito má. Não é difícil de perceber: a muito boa é-me fácil de leccionar e dá-me grandes alegrias, e tira boas notas; a outra é-me um continuado quebra-cabeças, dá-me contínuos desgostos, e tira sempre notas abaixo do esperado. Se a proposta da Ministra for assim, sem mais, para a frente, tenho de perceber que devo abandonar as más turmas e ficar só com as boas?
Se for avaliado, sem mais, pelos pais, posso continuar a dar notas negativas e a obrigar os alunos a trabalhar ou devo considerar os pais dos meus alunos os “verdadeiros clientes” da minha actividade e adequar a minha acção ao que eles se solicitam?
A proposta da Ministra pode ir para a frente sem mais, mas eu acredito que muitos professores irão fazer esta (legítima?) leitura.
Ou seja, se for assim, será mais um passo contra a escola de qualidade.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?