.comment-link {margin-left:.6em;}

06 February 2006

 

A escola e os valores

Num meio social onde tão pouco se discute a sério sobre a escola, ganha particular importância a realização das II Jornadas Pedagógicas promovidas pela Escola Dr. Solano de Abreu, no passado dia 3 de Fevereiro. O tema foi o mais actual: Escola: que valores para o século XXI. Não pude acompanhar a totalidade dos trabalhos, mas espero que tenham corrido bem. Isto é, que os participantes tenham saído dali com pistas para uma melhor escola.
Permito-me, no entanto, deixar um tema para reflexão (que não sei se foi abordada).
Um dos valores centrais na escola tem de ser, necessariamente, o conhecimento. A escola é um centro de aproriação de conhecimento. Se o conhecimento não for um valor central na escola, ela é o quê?
Ora bem, uma das formas de medir o valor que uma escola concreta atribui a isso que se chama conhecimento, nomeadamenta ao conhecimento científico, é verificar como é que o conhecimento científico que diz respeito à operação de ensinar está a ser incorporado no sprocessos de produção da escola.
É que se não há apropriação do conhecimento, nomeadamente do que se vem produzindo sobre o processo de ensino-aprendizagem, é porque a escola não dá valor ao conhecimento.
Perguntemos-nos, por isso: que lugar têm a Psicologia da Aprendizagem e do desenvolvimento, a Sociologia da Educação, a Filosofia da Educação, a História da Educação, a Economia da Educação, a Gestão Educativa, etc. nas nossas escolas?
A resposta não pode deixar de ser significativa. E ela é diferente de escola para escola, pelo que não vale fazer batota e evitar encontrar a resposta fazendo de conta que já se sabe qual é.
P.S. - Já ouço a velha conversa sobre as Ciências da Educação. Mas ela própria é sobretudo sintoma. De?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?